Banne
list

Restaurantes para desabotoar a calça na Serra Gaúcha

Falar de Serra Gaúcha é falar de comida boa e aqui você vai encontrar restaurantes que você precisa conhecer na região. 

A culinária é regada a vinho e mesa farta. Inspirado nas mammas e nonnas italianas, alguns restaurantes dessa trilha tem as melhores opções da região quando se procura uma boa massa, galeto, polenta ou risoto. Os pratos são grandes, geralmente para dividir, ou então, uma sequência completa mais conhecida como rodízio.

E como parte da tradição gaúcha, claro que não poderia faltar restaurantes com aquela carne suculenta assada à lenha lentamente. Essa lista é para se perder nas delícias da Serra Gaúcha e ficar com aquele gosto de quero mais. 

Vem conhecer cada detalhe e já salvar os seus preferidos.

Restaurante Maria Valduga

Inicialmente a pequena cantina do Luiz Valduga, onde os irmãos Valduga deram seus primeiros passos alquimistas, hoje se transformou no Restaurante Maria Valduga. Tanto trabalho exigia uma farta mesa, que a Dona Maria, matriarca da família, fazia questão de apresentar com delicias típicas italianas.

As receitas da Dona Maria logo começaram a chegar aos turistas que buscavam, além de conhecer a vinícola, viver um resgate histórico e gastronômico. Com a ideia de bem receber a todos, o restaurante atual homenageia a precursora da enogastronomia no Vale dos Vinhedos, no mesmo estilo de Maria: com fartura, simplicidade e muito sabor.

Mamma Gema 

O Mamma Gema fica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e é um ícone da região.

O restaurante é bem bonitão, com uma baita área externa. Dentro é espaçoso, animado e tem cara de comemorações de família. Aliás, é perfeito para famílias e amigos: as mesas são grandes e o cardápio também, então todo mundo acha algo que gosta - e sim, tem várias opções vegetarianas. 

Os pratos são clássicos da gastronomia italiana, mas na versão deles. Não deixe de experimentar o galeto da casa, que tem um tempero viciante. Além disso, há uma boa sequência de massas e diversas opções à la carte, como risotos, carnes, saladas - a maioria são porções para duas pessoas - e sobremesas.

Na carta de vinhos há uma diversidade de tintos, brancos e espumantes opções da região.

E uma dica extra: não deixe de provar o Tortelone de Pato com Manteiga e Sálvia e o sorvete artesanal com calda de vinho, - quando falamos "ícone da região" não é modo de dizer. O Mamma Gemma é realmente muito procurado e, assim, é comum ter espera por mesas. Chegue cedo, vá sem pressa e aproveite o passeio.

Trattoria Primo Camilo 

A Trattoria Primo Camilo fica no centro de Garibaldi, na Serra Gaúcha. Lá você encontra diversos pratos da gastronomia italiana num casarão animado, com paredes de pedra cheias de história e uma área externa muito agradável com parreirais de uva verdadeiros no teto.

Quem comanda a casa é o chef Altemir Pessali e, no cardápio do restaurante que leva o nome do seu avô, os destaques são as massas e os risotos, mas quem procura por saladas, pizzas assadas em forno à lenha e carnes também sai muito satisfeito. O restaurante abre todos os dias exceto na terça-feira, das 18h30 às 22h. Como sugestão de almoço, você pode passar por lá aos domingos com o horário de funcionamento das 11h30 às 14h.

Ao invés de escolher os vinhos e espumantes numa carta, no Primo Camilo você vai até a adega e lá escolhe o que vai beber ao longo da noite.

Casa Vanni

A Casa Vanni é um restaurante que fica no Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.

O lugar é lindo e disputado, mas a espera na chegada traz sorte: é hora de sentar no jardim e escolher um dos espumantes da carta, que oferece o melhor da região. Lá no jardim, o único barulho vem do córrego que passa atrás do restaurante.

A cozinha do Casa Vanni entrega uma bonita e elegante comida da imigração italiana. Risotos incríveis, o ravióli de ricota e espinafre com molho pesto e o famoso Filé da Casa, envolto em massa folheada e acompanhado de ravióli recheado de beringela. 

Não pule a sobremesa: a panna cota com calda de frutas da estação agrada até quem não é de doce.

Francesco Trattoria

A Francesco Trattoria é a uma casa de gastronomia italiana em Monte Belo do Sul. O restaurante tem uma cara bem bonitona e moderna, e traz pra sequência de pratos do almoço algumas receitas bem típicas da Itália, diferente daquelas trazidas e adaptadas na época da imigração.

Sim, o serviço de almoço é uma sequência. A ideia e trazer novidades para o cardápio de tempos em tempos. Salada, antepasto, lasanhas e outros tipos de massa, risotos e carnes. E sobremesa.

Eles têm uma carta de vinhos bem legais, com foco no que é produzido em Monte Belo. Fora a sequência, tem opções à la carte no almoço e no jantar. Dá pra fazer um happy legal, parar pra um café ou pra uma taça de vinho com alguns petiscos do cardápio.

Ah e no Francesco você também encontra opções vegetarianas e veganas!

Osteria Del Valle

Localizado em Bento Gonçalves, a Osteria Del Valle é um restaurante comandando por uma família. Os irmãos Álvaro, chef da casa, e Marlice, subchef, trazem das suas origens a motivação para criar pratos incríveis que vão surpreender o seu paladar e arrebatar o seu coração.

Todas as massas e os recheios são artesanais, feitas pelo chefe e a cozinha é de vidro. Assim,  você pode observar os pratos sendo preparados. A Casa possui uma carta de vinhos para você apreciar, contando com o sommelier exclusivo para uma experiência gastronômica ainda mais completa. 

Por lá você encontra sequências de pratos da gastronomia italiana no almoço e jantar além de jantares harmonizados.

Addolorata 

Um restaurante familiar, que convida os visitantes e clientes a se sentirem em casa, como irmãos, seja pelo ambiente rústico e aconchegante, pelo atendimento cuidadoso ou pela comida deliciosamente caseira. 

Estão localizados no interior de Bento Gonçalves e faz parte do roteiro turístico do Vale do Rio das Antas. O nome italiano faz referência à Nossa Senhora das Dores, padroeira da capela de Tuiuty, que inclusive contou com a contribuição da família na sua construção, que comemorou o centenário em 2015. 

As “raízes” são um diferencial deste local, tanto pela convivência familiar, quanto pela agradável natureza que forma o entorno, principalmente composta por parreiras. 

Pietra Trattoria 

Um casarão construído em 1905, típico da imigração italiana, com uma decoração moderna e pensada nos detalhes. Combina elementos clássicos de casa de vó com a modernidade de uma iluminação especial que ressalta as cores da comida. Essa mistura do velho e do novo, junto da bela paisagem da região, faz parecer que estamos de verdade na Itália.

Fica localizado no Roteiro Caminhos de Pedra, mais especificamente no Parque Domadores de Pedra, que funciona como um museu de esculturas e organização social.

No cardápio predominam pratos típicos da colonização italiana e o apreço a produtos locais sempre muito frescos. Destaque para o tortéi, daqueles mais docinhos, e para o filé wellington. Também tem uma bela adega com vinhos e espumantes da Serra Gaúcha, em especial de Pinto Bandeira.

Giordani Gastronomia Cultural

O Giordani tem a cara da Serra Gaúcha: a casa foi construída com madeira de antigas pipas de vinho. Fica no coração do Vale dos Vinhedos, num caminho repleto de paradas obrigatória da região. 

É o lugar certo para quem busca aquele almoço típico da imigração italiana na serra. 

Uma sequência de massas e grelhados, alguns itens que vêm na mesa como a infalível saladinha de radicci com bacon, sobremesas, chá e café.

Casa Olga Trattoria

Imagine um domingo na casa da vó, que mora no interior e adora fazer massas caseiras. Ao entrar na Casa Olga você já tem esse quentinho no coração. Localizada bem no centro de Monte Belo, a casa era literalmente da vó Olga e hoje é comandada pela família. 

Toda decoração se manteve, tem até quarto com camas ainda. Se você é fã de antiquário e peças com história, vai ficar apaixonado pelo lugar, decorado com antiguidades e cuidado em cada cantinho.

Seu estômago também vai cair de amores pela comida do lugar. Nas opções do menu, que chega em um pote de conserva, sempre tem massa fresca e você pode escolher o valor fechado, que é tipo um menu degustação - mas sem a frescura do nome. 

É mesa farta, com comida caseira, muita massa e amor. O tortéi de lá é sensacional, e dá pra combinar com a carta de vinhos da casa que inclui opções de vinhos naturais. Vá e se apaixone pelo lugar como a gente.

Osteria della Colombina

O ambiente mistura delicadeza e rusticidade. Peças religiosas, objetos antigos, garrafas e fotos de família fazem parte do que parece um cenário, mas é muito real. A Osteria della Colombina fica no porão de uma propriedade rural na rota turística Estrada do Sabor, na divisa entre entre Bento Gonçalves e Garibaldi. 

A chef Odete Bettú Lazzari, uma simpatia de pessoa, serve uma excelente comida italiana trazida pelos imigrantes para a Serra Gaúcha: polenta brustolada, sopa de agnolini, saladinha de folhas, nhoque com salame, massas e carnes. Aliás, tudo que se consome no restaurante é produzido, plantado e colhido por lá ou de comprado de pequenos produtores da região. A Osteria della Colombina segue o conceito de Slow Food.