Banne
lista

5 vinícolas imperdíveis em Minas Gerais

Pensando que Minas é só café? Nada disso! Cada vez mais o estado tem se desenvolvido como uma potência no enoturismo e concentra, além de vinícolas com muita tradição na região, locais novos e inovadores que estão fazendo maravilhas no mundo do vinho, principalmente com a técnica da dupla poda e os Vinhos de Inverno.

Separamos algumas vinícolas que são imperdíveis e que se fossemos você, não deixamos de colocar no roteiro da próxima viagem à Minas Gerais. Bora montar esse roteiro com as suas preferidas?

Vinícola Alma Gerais

A Alma Gerais é uma vinícola com alma e coração mineiro, que está a 30 minutos da cidade de Lavras, dentro do condomínio Vivert Reserva da Mata.

E ela é muito mais do que uma vinícola, é um complexo único de experiências. Tem o primeiro Wine bar flutuante de Minas Gerais, uma experiencia única para fazer degustações e curtir o fim de tarde a bordo e com uma taça na mão. E o restaurante e wine bar trazem uma curadoria de Raridades Mineiras, apresentando produtores incríveis de Minas Gerais e outras vinícolas parceiras do estado. 

Vinícola Barbara Eliodora

O local nasceu do sonho de transformar a região em um destaque nacional na produção de vinhos finos. Localizada em São Gonçalo do Sapucaí, em meio à lindas paisagens, a vinícola ocupa uma antiga fazenda de produção de leite, mantendo algumas estruturas originais, o que confere um charme histórico ao local. 

Pioneira no plantio das variedades Vitis Vinífera no município, a vinícola utiliza a técnica exclusiva de dupla poda, se destacando no cenário vinícola global. Além de ser um marco na produção de vinhos de qualidade no Brasil, a Vinícola Barbara Eliodora também se tornou uma referência gastronômica, oferecendo um wine bar e restaurante com uma vista deslumbrante da propriedade e uma culinária mineira autêntica. O nome da vinícola homenageia Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, uma das primeiras poetisas brasileiras e inconfidente mineira, e você pode saber mais dessa história clicando no link e reservando uma das experiências na vinícola. 

Vinícola Stella Valentino

A história da vinícola é uma jornada que começou em 1910, quando a tradição familiar de elaborar vinhos era centrada em vinhos de mesa. Foi quando José Procópio Stella, transformou essa tradição ao iniciar o projeto da Vinícola Stella Valentino, com vinhedos que hoje produzem vinhos premiados. 

A vinícola foi uma das pioneiras na região a apostar na técnica da dupla poda. Muitas vezes, o próprio Sr. Procópio compartilha a história da vinícola na casa centenária onde você pode participar de uma degustação ao som dos passarinhos, ouvindo suas histórias cativantes que fazem você querer passar horas conversando com ele.

Vinícola Casa Geraldo

A estrutura da vinícola é enorme e recebe os visitantes com várias opções de experiência para você viver por lá. As degustações são para quem gosta de degustar muitos rótulos e nossa dica é você também almoçar no restaurante, que tem aquela energia italiana de mesa farta. 

Ah, uma das melhores experiências é o tour pela vinícola com degustação de rótulos icônicos. Para os amantes da boa comida, o passeio ouro e o almoço harmonizado gran reserva são imperdíveis, com refeições em quatro etapas harmonizadas com vinhos da Casa Geraldo.

Vinícola Luiz Porto

Localizada em Tiradentes, uma cidade que conquista o coração dos visitantes, revelando a história do Brasil através de suas ruas e becos, a Luiz Porto é uma vinícola moderna que combina espaço e tecnologia de ponta na produção de vinhos de alta qualidade. 

Na vinícola, é possível desfrutar de uma degustação premium, que inclui um tour e a degustação acompanhada de queijos especiais. Os visitantes podem agendar vivenciar de perto todo o processo de produção, explorar os vinhedos em um agradável passeio a cavalo, degustar vinhos excepcionais e adquirir garrafas diretamente na loja da vinícola.

Vinícola Trindade

E como dica extra e novidade, a Vinícola Trindade. Localizada em Bichinho, ao lado de Tiradentes, a vinícola é inspirada pela tríade vinho, arte e música.

Em um projeto singular, o Domo Geodésico avança sobre o parreiral e abre o portal para a belissíma Serra de São José, equilíbrio entre um projeto arquitetônico arrojado e o cenário de beleza natural para você aproveitar.

A primeira colheita será  no inverno de 2025 e as primeiras garrafas devem chegar em 2026. E enquanto isso você pode visitar a vinícola e ter a oportunidade de conhecer vinhos produzidos por vinícolas mineiras parceiras em experiências imperdíveis como o sunset!