Banne
lista

Tudo que você pode fazer no Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é uma rota turística que fica na Região da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, e passa por três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. É também a primeira região do país a ser oficialmente reconhecida como Indicação Geográfica, a D.O Vale dos Vinhedos.

Famoso pela elaboração de vinhos e espumantes, possui paisagens naturais de tirar o fôlego. O Vale dos Vinhedos é formado por colinas cobertas por araucárias e plátanos, além das grandes áreas repletas de parreirais. Não é à toa que muitas vezes o Vale dos Vinhedos é chamado de a Toscana brasileira.

Para grande parte dos turistas, a Serra Gaúcha remete imediatamente às cidades Gramado e Canela, mas a imigração italiana construiu um dos maiores destinos enoturísticos do país, que também é um símbolo da Serra Gaúcha e concentra grandes vinícolas, restaurantes e hospedagens para você colocar no seu roteiro de viagem.

Imagem

DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS (D.O.V.V.) 

O Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a receber uma classificação de Denominação de Origem de Vinhos. De acordo com as normas da D.O., toda a produção de uvas e processamento do vinho deve ser realizada dentro da região delimitada.

Os vinhos certificados pela D.O. Vale dos Vinhedos possuem características analíticas e sensoriais específicas da região e têm a sua comercialização autorizada somente após obter do Conselho Regulador da D.O. um atestado de conformidade em relação a requisitos estabelecidos em regulamento.

As normas também trazem requisitos específicos para o cultivo dos vinhedos, limites de produtividade, além de determinar as qualidades de uvas para vinificação de vinhos tintos, brancos e espumantes.

Curiosidades a respeito dos vinhos certificados:
- Para vinhos finos brancos, a uva Chardonnay é obrigatória, podendo ter corte com Riesling Itálico; 
- Para os tintos, a uva Merlot é obrigatória, podem ter corte com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat; 
- Para os espumantes, somente aqueles produzidos por Método Tradicional, nas classificações Nature, Extra-Brut ou Brut; 
- Para os vinhos que passam por madeira, é permitido exclusivamente o uso de barris de carvalho e é vedado o uso de "chips", lascas ou pedaços de madeira; 
- Para ir a mercado, os vinhos devem ter um tempo mínimo de envelhecimento: 6 meses para os brancos, 12 meses para os tintos e 9 meses de contato com as leveduras para os espumantes. 

Imagem

COMO CHEGAR AO VALE DOS VINHEDOS

A região fica a cerca de 120km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e é possível acessar de carro, ônibus ou avião, com desembarque mais próximo pelos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul. E sua distância de Gramado e Canela é de pouco mais de 100km.

QUANDO IR

Se você quer ter a chance de ver neve e gosta do clima de frio, lareira e vinhos mais encorpados, vá no inverno. Se a ideia é fugir da alta temporada e encontrar a tranquilidade em dias com clima ameno, aposte nos meses da meia-estação.

E se você tem vontade de ver os parreirais carregados de uva e quer viver experiências como a pisa e colheita da uva, vá nos meses de verão, que é o período da vindima, a época da colheita da uva, e que combina com espumantes e vinhos brancos geladinhos. 

O QUE FAZER NO VALE DOS VINHEDOS