Banne
lista

Tudo que você pode fazer no sul de Minas

O estado de Minas Gerais está entre os estados mais ricos do país. Além de ser reconhecida por sua gastronomia, café e hospitalidade, agora você pode colocar o vinho no roteiro de sua viagem pelo sul de Minas Gerais também! A região, assim como uma parte do interior de São Paulo, tem vinícolas e vinhos sendo elaborados por meio da técnica da dupla poda, que permitiu que vinhedos e cafezais dividissem a paisagem desses dois estados.

A região tem se destacado pela adoção da técnica inovadora na viticultura, que tem permitido a produção de vinhos premiados. Com paisagens deslumbrantes, a Serra da Mantiqueira como visual, os queijos premiados, as rotas dos cafés que são reconhecidos como os melhores no mundo, a gastronomia mineira e agora o vinho, o sul de MG oferece uma experiência enoturística inesquecível. Com visitas a vinícolas renomadas e uma imersão na cultura local, é destino imperdível para os amantes do vinho e da natureza.

Imagem

O QUE É A DUPLA PODA?

Um processo feito nos parreirais que permite que a uva seja colhida no inverno, ao contrário da maioria das outras regiões do Brasil, que faz a colheita - a vindima - na época de verão. O inverno na região tem um clima propício para a uva chegar na sua máxima qualidade para elaborar vinhos com a melhor expressão do terroir, aproveitando as características de clima parecidos com grandes regiões vinícolas no mundo como a França e Itália.

A técnica foi criada pelo mineiro e pesquisador Murillo Regina, junto com a Epamig, empresa de pesquisa e agropecuária. E é a técnica da dupla poda uma das grandes propulsoras do sucesso dos vinhos da região da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, além de algumas vinícolas no centro-oeste e nordeste. 

Imagem

COMO CHEGAR

Para chegar ao sul de Minas Gerais, existem várias opções de rotas, dependendo de onde você está partindo. Separamos as principais rotas considerando os aeroportos mais próximos e o tempo de viagem de cada um até a região:

  • Se você vai chegar de avião, os aeroportos mais próximos são os de Viracopos e Guarulhos, em São Paulo. E o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
     
  • De carro, dependendo da cidade que você vai visitar no sul de Minas, varia em aproximadamente três ou quatro horas de viagem, do desembarque no aeroporto até a região.
Imagem

QUANDO IR

A melhor época para visitar o sul de Minas Gerais, especialmente considerando o enoturismo e o mundo do vinho, é durante os meses de inverno e primavera. Você pode viver diferentes experiências em um mesmo lugar apenas visitando em um período diferente do ano

  • Outono e inverno: O clima é mais seco e as temperaturas são amenas, tornando as visitas às vinícolas e degustações de vinho mais agradáveis. As noites são mais geladas, mas ideais para apreciar um bom vinho das maravilhas produzidas por lá. Além de viver a vindima, que tem o diferencial de acontecer nessa época do ano na região dos vinhos de inverno.
     
  • Primavera e verão: As temperaturas começam a subir, e você pode aproveitar as belas paisagens com o verde predominante das serras mineiras. É uma época em que a paisagem está mais florida e você pode aproveitar ainda mais as experiências ao ar livre.
Imagem

O QUE FAZER NO SUL DE MINAS

A região é repleta de cidades enoturísticas e cheias de experiências no mundo do vinho. Algumas delas são Andradas, Jacutinga, São Lourenço, Alagoa, Lavras e São Gonçalo do Sapucaí, que abrigam vinícolas imperdíveis.

  • Para quem gosta de vinhos: Você tem a chance de conhecer um método único que é a dupla poda e vinícolas de suspirar como a Barbara Eliodora e a Alma Gerais são paradas imperdíveis e que você não vai se arrepender. Em Andradas, outras duas vinícolas merecem entrar no seu roteiro, a Stella Valentino e a Casa Geraldo. 
     
  • Café e queijo: Não dá para viajar para o sul de Minas e não colocar no roteiro experiências com queijo e café. Duas dicas imperdíveis para você fazer são Rota do Café Especial da Unique Cafés, em São Lourenço e Rota do Queijo e do Azeite, do Queijo D´Alagoa, em Alagoa.
     
  • Comer muito, e muito bem: A culinária mineira só dispensa quem é maluco e você precisa visitar (e provar!) as delícias dos restaurantes da região. Indicamos de olhos fechados os restaurantes Tragaluz e Pau de Angu, e para garantir aquele docinho, não deixe de dar uma passadinha no histórico Chico Doceiro e no Marcas Mineiras.