Banne
lista

Tudo que você pode fazer em Pinto Bandeira

É destino para quem ama espumantes e procura mais tranquilidade e conexão com a natureza. Pinto Bandeira fica na Região da Uva e Vinho e é a cidade vizinha de Bento Gonçalves. Das cidades da Serra Gaúcha, é aquela que mais leva tudo de forma mais relax, tranquila e numa boa.

Pela sua altitude a 730 metros sobre o nível do mar, o local possui uma vocação natural para o cultivo de uvas. A paisagem do relevo montanhoso e solo ondulado dão um ar rústico e cheio de charme para a cidade que produz espumantes de qualidade, e que desde 2022 possui a primeira denominação de origem de espumantes do Novo Mundo, a D.O Altos de Pinto Bandeira.

As atrações em Pinto Bandeira parecem seguir um ritmo desacelerado. Faça reserva e chegue na hora, mas vá com tempo também para passear pela região e aproveitar alguns programas fora de agenda, como conhecer os jardins das vinícolas, admirar o pôr do sol e conhecer alguns dos melhores espumantes do Brasil.

Imagem

INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA DE PINTO BANDEIRA E A PRIMEIRA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM (D.O.) DE ESPUMANTES DO NOVO MUNDO


Pinto Bandeira é uma Indicação de Procedência de vinhos tranquilos e espumantes, reconhecida desde 2010. O município tem ganhado projeção nacional e internacional pela produção de excelentes espumantes.

E em 2022 a região recebeu a Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, a primeira D.O. exclusiva de espumantes do Novo Mundo. Para os espumantes carregarem em seus rótulos o selo da denominação de origem, os métodos de elaboração precisam seguir regras específicas. 

As uvas autorizadas são a Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, e todas devem ser cultivadas na área da D.O. Altos de Pinto Bandeira. Além disso, elas precisam ser conduzidas pelo método de espaldeira e os espumantes precisam ser elaborados pelo Método Tradicional, com tempo superior a 12 meses de guarda.

Curiosidades da Indicação de Procedência Pinto Bandeira: 
- Os espumantes devem ser elaborados exclusivamente pelo “Método Tradicional” com as uvas Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico e Viognier; 
- O varietal Chardonnay é um destaque da região;
- Os varietais tintos de maior destaque são de Cabernet Franc, Merlot, Tannat, Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Pinot Noir.

Imagem

COMO CHEGAR

A distância de Porto Alegre a Pinto Bandeira é de cerca de 140km e de Bento Gonçalves a Pinto Bandeira é de cerca de 20km. Dê preferência por acessar a cidade de carro, para maior comodidade no deslocamento. Mas fique tranquilo também para ir de ônibus até a cidade e contratar transporte particular (podemos te ajudar com isso, ok?).

Se você está vindo de outro estado, recomendamos você desembarcar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre ou no Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. O tempo de deslocamento até a cidade varia entre 2h e 45 minutos, respectivamente.

Imagem

QUANDO IR


Reconhecida por seus espumantes, as estações de calor como primavera e verão são sempre uma boa pedida para visitar a cidade. Com opções de rótulos refrescantes, você pode fazer degustações ao ar livre enquanto prova os espumantes reconhecidos com Indicação de Procedência ou Denominação de Origem. Com vistas incríveis, é possível também contemplar as paisagens em campos abertos da Serra Gaúcha.

Mesmo assim, o outono e inverno não deixam a desejar com paisagens encantadoras e o frio característico da Serra Gaúcha, que atrai visitantes do país e do mundo. 

É sempre uma ótima oportunidade para degustar rótulos tranquilos, de espumantes e vinhos, e aproveitar a beleza da natureza nos meses de frio, com os pessegueiros floridos colorindo o visual.

Imagem

O QUE FAZER EM PINTO BANDEIRA

  • Degustar espumantes fantásticos: As vinícolas Familia Geisse, Don Giovanni, Valmarino e Aurora Pinto Bandeiras são imperdíveis.
     
  • Gastronomia que valoriza ingredientes locais: Almoçar e jantar com vista para os vinhedos no Nature e aproveitar o menu sazonal do Colheita.
     
  • Vinhos naturais: Conheça os vinhos da vinícola Vita Eterna, de vinhos e espumantes naturais e que ganhou o prêmio de Vinícola do Ano no Descorchados 2024.