Banne
lista

Tudo que você pode fazer em Gramado e Canela

Os destinos mais clássicos e procurados da Serra Gaúcha. Duas cidades que juntas fazem a alegria dos viajantes em todas as épocas do ano. Gramado e Canela estão localizados na Região das Hortênsias, que é formada por cinco municípios: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula (que também integra a região dos Campos de Cima da Serra) e Picada Café.

O turismo de eventos – como o Natal Luz e Páscoa em Gramado e Canela - a gastronomia, e os parques temáticos e naturais contribuem para a região ser uma referência em hospitalidade. 

Ainda é considerada o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, e tem atrações para casais, famílias, crianças, baladeiros e quem busca um clima relax. Basta escolher o roteiro para seu estilo, e a região tem opções para você! 

Imagem

A COLONIZAÇÃO ALEMÃ

Os alemães deixaram uma impressão notável na história do Rio Grande do Sul através de sua cultura. A colonização da Região das Hortênsias é majoritariamente alemã e a arquitetura e a gastronomia trazem essa forte influência, com as construções de madeira encaixada e várias outras inspirações trazidas da região da Bavária. 

Na gastronomia, alguns itens são marcos da região, mas os cafés coloniais, os restaurantes de comida típica alemã e o próprio fondue - mais propriamente suíço, mas também amplamente consumido no norte da Alemanha - são categorias imperdíveis. 

AS FESTIVIDADES DE NATAL E PÁSCOA

As festividades de Natal são um grande ativo turístico da Região das Hortênsias e um dos períodos mais animados para uma visita com crianças. As cidades de Gramado e Canela se transformam com decorações por absolutamente todos os lugares e atrações criadas especialmente para essa época do ano, em sua grande maioria a céu aberto. Essas festividades costumam se estender até meados de janeiro. São diversas atrações dentro das festividades do Natal Luz, em Gramado, e do Sonho de Natal, em Canela.

Durante o período, as ruas dessas pitorescas cidades se enfeitam com decorações temáticas, incluindo coelhos coloridos e ovos gigantes, criando um cenário mágico que atrai visitantes de todas as idades. Além disso, eventos como desfiles temáticos e oficinas de artesanato proporcionam entretenimento para toda a família. A culinária local também se destaca, oferecendo delícias como chocolates artesanais, que fazem de Gramado e Canela destinos imperdíveis para quem deseja vivenciar uma Páscoa inesquecível na Serra Gaúcha. 

Imagem

QUANDO IR

Escolher a temporada para conhecer a Região das Hortênsias depende do seu estilo de viagem. No verão a região tem clima quente e noites de temperatura bastante agradável, o que desperta o interesse pelos passeios ao ar livre, seja nos centros das cidades, ou para aproveitar as atrações naturais. No inverno, as temperaturas baixas e as chances de neve criam o cartão postal de clima frio que também é tão esperado na região. É sem dúvida a época mais charmosa, perfeita para as viagens românticas. 

COMO CHEGAR

As cidades ficam a cerca de 2h da de Porto Alegre de carro, em média 100km. Para quem não está no Rio Grande do Sul, a dica é chegar diretamente no Aeroporto Salgado Filho, o principal do estado. De lá saem ônibus diretamente para a rodoviária de Gramado de hora em hora. 

As opções mais confortáveis são os transfers, que fazem o trajeto do aeroporto diretamente para o hotel. De carro também é uma boa opção - apesar de o uso do carro não ser essencial para o turismo dentro das cidades. Outra opção para quem vem de fora do estado, é o aeroporto de Caxias do Sul, também na Serra Gaúcha. Ela fica a cerca de 1h30 de carro e há também opção de ônibus entre as cidades. 

O QUE FAZER EM GRAMADO E CANELA

  • Vinícolas: A Jolimont é uma das mais visitadas do Brasil e oferece experiências todos os dias. Casa Seganfredo e Quinta da Nova - Arte Líquida são para quem prefere as mais intimistas.
     
  • Um castelo com experiências com vinho: O Saint Andrews é um dos poucos no Brasil a conquistar o exclusivo selo Relais & Châteaux e você pode viver experiências lá sem precisar ficar hospedado no hotel.
     
  • 5 jeitos de beber vinho: O Vinolab propõe cinco formas diferentes de beber vinho, e isso inclui degustar direto da barrica, fazer o seu próprio rótulo, participar de um duelo de vinhos, escolher rótulos na carta de vinhos ou em taça no wine station.
     
  • Gastronomia imperdível: 1835 Carne e Brasa, Monã Vivências, Container Bistrot, Férreo Restaurante, Magnólia, Restaurante Malbek, La Braise.