Banne
lista

Tudo que você pode fazer em Garibaldi e Carlos Barbosa

Garibaldi é conhecida como a capital nacional do espumante e uma das três cidades que fazem parte do Vale dos Vinhedos, e Carlos Barbosa é berço de importantes empresas que transformaram o desenvolvimento da região. As duas são cidades simpáticas da Serra Gaúcha e guardam vários "achados" para quem faz um turismo curioso e sem pressa.

Garibaldi é referência na produção de espumantes e é o endereço de várias vinícolas que vale a pena você visitar, além de restaurantes clássicos da Serra Gaúcha. Já Carlos Barbosa, a primeira colônia da imigração italiana no Rio Grande do Sul, é tranquila e convida a um passeio a pé pelo calçadão no centro. As melhores vistas estão no Morro do Calvário, onde fica a igreja Nossa Senhora das Dores e no Morro do Diabo. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é o símbolo do turismo religioso da cidade, atraindo diversos interessados na água, supostamente milagrosa.

Imagem

O QUE É A 1ª COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA

Quando o governo imperial brasileiro decidiu povoar o Sul do país, seu objetivo principal era intensificar a produção de alimentos na região e suprir demandas de abastecimento interno. Para receber os imigrantes italianos, em sua maioria vindos das regiões do Vêneto, do Tirol e da Lombardia, no norte da Itália, a região da Serra Gaúcha foi dividida em cinco colônias:

- Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Conde d’Edu (Garibaldi) 
- Colônia Fundos de Nova Palmira (Caxias do Sul) 
- Silveira Martins (próximo a Santa Maria) 
- Colônia Álvaro Chaves (Veranópolis) 
- São Marcos e Antônio Prado 

O PRIMEIRO ESPUMANTE BRASILEIRO É DE GARIBALDI


A cidade de Garibaldi é sede da produção do primeiro espumante brasileiro, elaborado em 1913 pelo imigrante Manoel Peterlongo. Dois anos depois, a Vinícola Peterlongo foi criada, dando início à história do espumante no Brasil. Vindos da região do Tirol, no norte da Itália, a família Peterlongo produziu o único champagne elaborado no Brasil.

Imagem

COMO CHEGAR EM GARIBALDI E CARLOS BARBOSA

As duas cidades são vizinhas e ficam cerca de 10 minutinhos próximas uma da outra. Saindo de Porto Alegre, o trajeto leva em média 2h de carro. De ônibus, as passagens podem ser compradas direto na Rodoviária de Porto Alegre.

- Saindo de Gramado de carro, o trajeto leva cerca de 1h40. 
- Não há ônibus direto de Gramado para Garibaldi. 
- Saindo de Bento Gonçalves de carro, o trajeto leva cerca de 20 minutos.

BATE E VOLTA DE GRAMADO PARA GARIBALDI E CARLOS BARBOSA

A distância de Gramado para as duas cidades é de pouco mais de 100km e o trajeto leva em média 2h. Vale dizer que a cidade de Garibaldi merece mais do que um bate e volta, mas sim, é possível visitar pontos turísticos imperdíveis da cidade em um dia.
 

Imagem

QUANDO IR

As cidades seguem as estações bem marcadas do Rio Grande do Sul. Na primavera e no verão é momento de aproveitar ao ar livre as belas paisagens da Serra Gaúcha, assistir ao pôr do sol e ver os parreirais cheios de uvas da temporada de vindima.

No outono e inverno a paisagem bucólica toma conta dos vinhedos, com folhas secas caídas no chão, o tradicional frio da serra Gaúcha, conhecido por todos e perfeito para degustações de vinhos.
 

O QUE FAZER EM GARIBALDI E CARLOS BARBOSA

  • Não fuja dos espumantes: Na capital nacional do vinho com borbulhas, Casa Chandon,  Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ponto Nero, Vinícola Peterlongo, Casa Pedrucci e Vinícola Courmayeur merecem entrar no roteiro.
     
  • Grandes vinhos e histórias: Para quem gosta de experiências autênticas, conheça o Vinhos Bettú e a vinícola Tenuta Foppa e Ambrosi.
     
  • Restaurantes reconhecidos no país: Para jantar, Trattoria Primo Camilo, um ícone na gastronomia do RS, e para um almoço slow food e especial, Osteria Della Colombina.
     
  • Cerveja e pizza: Se um, ou os dois, estão na sua lista de preferidos, faça a degustação de cervejas artesanais na Brewine Leopoldina e se delicie com as pizzas da Frasca Pizzeria, premiada e listada na 32ª colocação do 50 Top Pizza 2024.
     
  • Festivais em Garibaldi: O Garibaldi Gastrô promove jantares no trem Maria Fumaça e eventos gastronômicos pela cidade inteira; já o Garibaldi Vintage é um evento temático que traz para a cidade a atmosfera dos anos 1920.
     
  • Festa do queijo em Carlos Barbosa: A FestiQueijo vai além do queijo, é um festival gastronômico digno de colocar no roteiro.