Uma das regiões mais altas da Serra Gaúcha e que concentra dezenas de vinícolas, ideal para quem quer desbravar terroirs da região. Flores da Cunha é a cidade que mais produz vinho no Brasil, e concentra 43% da produção de vinho do estado do RS, com até 120 milhões de litros por ano. Além disso, a cidade recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1876. A língua, a gastronomia, a música, a religiosidade e os costumes trazidos pelos italianos ainda são preservados.
Com toda essa vocação para a produção de vinhos e espumantes, não é de se admirar que a cidade esteja recebendo cada vez mais turistas. Os visitantes possuem rotas de turismo rural que mostram de perto os costumes e tradições italianas, vinícolas de diversos portes e a agroindústria familiar.
E a região dos Altos Montes é uma rota de enoturismo que envolve as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua em um roteiro que passa por 11 vinícolas: Famiglia Veadrigo, Luiz Argenta, Monte Reale, Viapiana, Bebber, Boscato, Fabian, Caetano Vicentino, Terrasul, Fante Bebidas, Familia Ulian e Casa Venturini.
Essas vinícolas desempenham um papel importante na produção de vinhos, aproveitando as condições climáticas e altitudes específicas para criar vinhos distintos e de alta qualidade, até porque Altos Montes além de rota, também é uma IP, uma indicação geográfica que atesta a qualidade dos vinhos elaborados nesta região.