Banne
lista

Tudo que você pode fazer em Farroupilha

Capital brasileira do Moscatel, é mais um destino para apaixonados por espumante, e para quem busca rotas mais tranquilas. Farroupilha é conhecida como o berço da colonização italiana, é a cidade com a maior produção de uvas Moscato no país e a região faz parte da IP Farroupilha, indicação geográfica que é uma espécie de selo de qualidade dos vinhos elaborados na região. 

Imagem

INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA FARROUPILHA - A IP FARROUPILHA

Farroupilha é a quinta região a ser reconhecida no Brasil como uma Indicação de Procedência, que certifica, dentre vários outros itens, a origem e os métodos de elaboração de produtos de uma determinada região. 

No caso dos vinhos, a IP autoriza a comercialização somente após um controle do Conselho Regulador, que atesta que os produtos estão em conformidade com as normas estabelecidas em regulamento. 

Cada garrafa possui um selo de controle numerado, que possibilita a rastreabilidade dos produtos. O diferencial da IP Farroupilha é o foco nos vinhos e espumantes Moscatel, valorizando a vocação local da região. 

Curiosidades sobre a IP Farroupilha: 

  • Somente oito variedades de uvas são permitidas dentro dessa certificação: Moscato Branco (tradicional), Moscato Bianco, Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo; 
  • Vinhos finos devem ser elaborados, engarrafados e evoluídos dentro das delimitações da região. Espumantes e frisantes podem ser engarrafados em municípios limítrofes à região da IP; 
  • De toda a área certificada pela IP (379km²), 129km² concentram a produção de cerca de 85% das uvas Moscateis utilizadas nos vinhos; 
  • Entre as IPs brasileiras, a IP Farroupilha é a maior delas, com 379km², com 99% localizada dentro do município (contando ainda com pequenas áreas em Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Caxias do Sul).  
Imagem

COMO CHEGAR EM FARROUPILHA

A cidade de Farroupilha fica a 110km de Porto Alegre, pouco mais de 1h30 de viagem para quem vai de carro. Já a cidade vizinha, Bento Gonçalves, fica a 26km de Farroupilha e é possível fazer o trajeto tanto de carro, quanto de ônibus entre as cidades. Para quem vem de fora do Rio Grande do Sul e acessa o estado por avião, os aeroportos mais próximos são os de Caxias do Sul e Porto Alegre.

BATE E VOLTA DE GRAMADO E CANELA A FARROUPILHA 

Do Centro de Gramado até Farroupilha a distância média é de 85km, cerca de 1h40 de carro. Dá para fazer um bate e volta tranquilo, com direito a visita a vinícolas e almoço em Farroupilha. É uma boa oportunidade para quem vai conhecer a Região das Hortênsias e quer aproveitar o passeio e estender a rota até a Região da Uva e Vinho.
 

QUANDO IR

No Rio Grande do Sul todas as estações são bem marcadas e por isso é sempre bacana voltar à região, já que você encontra um cenário diferente em cada momento do ano. Na primavera a estação dá lugar às flores na cidade e também aos parreirais de uva cheios nas vinícolas, assim como no verão.

O outono e inverno traz a tradição da Serra Gaúcha e o motivo por ser tão conhecida: o frio serrano e a oportunidade perfeita para beber muitos vinhos, apreciar o tom invernal da estação e aproveitar gastronomia italiana, além de hospedagens aconchegantes e quentinhas.

O QUE FAZER EM FARROUPILHA

  • Conhecer uma das maiores vinícolas do Brasil: A Casa Perini oferece diversos tipos de experiências, como passeio de bike pelos vinhedos, piqueniques e degustações como a de espumantes medalhistas, além do restaurante Beatrice.
     
  • Vinho e chocolates: A Cave Antiga é uma vinícola familiar e história e tem uma experiência imperdível com vinhos e chocolates artesanais.
     
  • Vinhos naturais e comida com propósito e consciência: Degustação de vinhos naturais na Vinícola Monte Astral e um almoço com os melhores insumos e técnicas no Ostara, restaurante dentro da vinícola.