Tudo que você pode fazer em Espírito Santo do Pinhal e região
A cidade de Espírito Santo do Pinhal está a 190 km da capital paulista e tem a sua história conectada com a história do café no Brasil, assim como toda a região. Localizada na região da Serra da Mantiqueira, do final do século XIX se tornou um dos principais centros cafeeiros do Brasil, formando um patrimônio histórico cultural super bacana
E além do café, mais recentemente o vinho entrou como protagonista no turismo e economia. Espírito Santo do Pinhal passou a ocupar lugar de destaque entre os principais destinos turísticos e como dizem por aí, onde se faz um bom café também se faz um bom vinho.
Aqui a região de Espírito Santo do Pinhal abrange as cidades de Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, Jacutinga e Albertina, localizadas no planalto noroeste da Mantiqueira.
COMO CHEGAR
A cidade de Espírito Santo do Pinhal fica em São Paulo, do ladinho de Minas Gerais e você pode decidir por onde você quer chegar e o melhor caminho. Mas, aqui algumas recomendações que podem facilitar o seu trajeto:
De avião, você pode optar pelo aeroporto de Campinas, no estado de São Paulo. Ele é o mais próximo da região e você não deve ter dificuldades em alugar um carro para o restante do trajeto.
Outras opções são o aeroporto de Guarulhos, ou o da capital, o aeroporto de Congonhas.
De carro, saindo de Campinas a viagem é curtinho, menos de 1h30 de trajeto. Caso você decida sair da capital ou de Guarulhos, o trajeto dura em média três horas e é possível visitar a região durante o caminho e admirar a paisagem.
QUANDO IR
Na região, as estações do ano são marcadas por verões quentes e úmidos, com temperaturas frequentemente acima de 30°C, enquanto os invernos são secos e amenos, com temperaturas noturnas podendo cair abaixo de 10°C e dias ensolarados. A primavera e o outono apresentam temperaturas mais moderadas e clima agradável, com florescimento e queda das folhas.
O cultivo de uvas segue um ciclo específico ao longo das estações:
Na primavera ocorre a brotação das videiras, com o surgimento de novos ramos e folhas. Este é um período crucial para a polinização e formação dos cachos de uva.
No verão é a fase de crescimento e amadurecimento dos frutos. As temperaturas altas e chuvas frequentes favorecem o desenvolvimento das uvas.
É no outono que acontece a colheita, quando as uvas estão maduras. O clima mais seco é ideal para a prática, evitando problemas com fungos e favorecendo a qualidade dos frutos.
E no inverno as videiras entram em dormência. Este período é utilizado para a poda das plantas, preparando os parreirais para o próximo ciclo de cultivo.
O QUE FAZER EM ESPÍRITO SANTO DO PINHAL E REGIÃO
Conhecer vinícolas: Algumas propriedades que hoje produzem uvas, eram grandes fazendas de café, como é o caso da Vinícola Guaspari. Outras trazem no seu DNA a ancestralidade dos povos indígenas, como a Vinícola Amana e todas possuem um visual de tirar o fôlego, entre elas a Vinícola Mirantus, com vista da Serra da Mantiqueira.
Curtir a gastronomia da região: Uma mistura do regional e da modernidade, com gastronomia típica da região e unindo os sabores de São Paulo e Minas Gerais. Encontre pães artesanais na Casa do Ipê, gastronomia contemporânea no Opção Trattoria, jatares intimistas no Syrah Bistrô, cafés da manhã incríveis noTerra de Kurí e muito mais.
A combinação de uva e café: A região que já é conhecida por seus queijos, doces de leite e cafés, faz a união com o vinho de forma muito harmônica e não faltam opções para conhecer a história dessa mistura, alinhado com o respeito à natureza, como o Terra de Kuríe Toca do Kaynã
Eventos e Festivais: Participe de eventos sazonais como a Festa da Uva e do Vinho, que celebra a produção local de uvas e vinhos, ou o Festival de Inverno, com apresentações culturais e gastronômicas.