O que fazer na região de Punta del Este para quem ama vinho? conhecida pelos brasileiros, esse pedaço de paraíso uruguaio vai além das praias badaladas.
E neste roteiro da wine trip pelo Uruguai vamos mostrar pra você quatro lugares que merecem estar na sua viagem ao país da parrilla, vinho e doce de leite.
Neste roteiro de dois dias vai ter muita arte, design, comida boa e claro vinho! Afinal, aqui nós somos um time de apaixonados por viver experiências no mundo do vinho e a gente quer que você venha desbravar esse mundo com a Wine Locals!
Se você quiser aproveitar esse roteiro em vídeo:
Bodega Cerro del Toro
A Cerro del Toro é uma vinícola boutique pequena, charmosa e com uma vista linda! A bodega fica pertinho de Punta, na cidade de Piriapolis e na área do Cerro del Toro que dá nome à vinícola e é uma das belezas naturais da região.
E falando em beleza natural, do ponto mais alto da vinícola é possível ver o mar, e inclusive os vinhos recebem essa influência oceânica na sua elaboração. Dos rótulos da Cerro del Toro se destaca o albariño, que é o vinho emblemático da vinícola.
E o que dá pra fazer lá? A vinícola tem várias opções de experiências, principalmente nos finais de semana, como degustações com almoço! É pra quem busca um passeio mais intimista e tranquilo.
Nossa dica é você fazer a degustação acompanhada de pães e azeites e com direito a vista para os vinhedos.
Bodega Alto de la Ballena
A Alto de la Ballena propõe uma experiência mais próxima com o produtor e com o ambiente onde o vinho é elaborado. É uma vinícola pequena mas que faz vinhos super reconhecidos e fica a 15 km da costa de Punta del Este.
A vinícola nasceu da paixão da enóloga Paula Piven e seu marido, Alvaro Lorenzo, pela viticultura, e entre os rótulos criados por eles que vale a pena você experimentar, destaque para o clássico Tannat Reserva e um blend diferentão, um Tannat-Viognier que mistura a emblemática uva tinta do Uruguai e a aromática casta branca.
Para visitar a Alto de la Ballena aqui já vai uma vantagem: eles abrem todos os dias e é a vinícola mais próxima de Punta, mas é importante você reservar antes! As experiências na vinícola começam com um tour pelos vinhedos, e algumas acontecem no mirante, dependendo das condições climáticas.
Nossa dica é fazer as degustações de vinhos que são realizadas no lugar onde eles são elaborados. Você escolhe entre degustações de 4 ou 5 rótulos e a experiência fica completa com os pães de fermentação natural, queijos artesanais, charcutaria, azeites e azeitonas que acompanham!
No dia em que estávamos lá, tivemos a sorte de também experimentar as deliciosas massas caseiras de um cozinheiro parceiro da vinícola.
Aguaverde Wine Lodge
Se você quer viver uma experiência inesquecível pertinho de Punta, já anota aí: Aguaverde Wine Lodge.
O lugar é pousada, restaurante e um refúgio natural com muito design e aqueles cenários de suspirar. Você entra e já se depara com um corredor e obras de arte que se fundem ao ambiente.
Cada espaço tem elementos que por si só já contam uma história, e é no salão principal que você pode aproveitar a experiência do almoço no Aguaverde.
É um menu harmonizado e servido em 5 passos, com opções de pratos que parecem obra de arte! Todos os pratos da sequência são harmonizados com os vinhos da Bodega Familia Deicas, a vinícola responsável pelos vinhedos da Aguaverde.
Além dos almoços, saiba que você também pode ficar hospedado lá! São quartos decorados com temáticas diferentes, e um dos quartos é decorado especialmente para os amantes de vinhos. O lugar todo é estético e se você ama design e lugares diferentes, já coloca na lista!
MACA - Museu de Arte Contemporânea Atchugarry
O Museu de Arte Contemporânea Atchugarry está localizado na Rota 104 em Manantiales, é aberto ao público em geral, e tem o projeto arquitetônico do Carlos Ott, um dos maiores arquitetos uruguaios.
O MACA é um sonho realizado do artista Pablo Atchugarry e a ideia é promover o desenvolvimento de artistas nacionais e, ao mesmo tempo, colocar o Uruguai no mapa das maiores exposições internacionais. Todo o lugar é inspirador e incrível, vale muito a pena a visita.
E vá sem pressa, porque o museu é grande e vale desbravar cada pedacinho de arte.