Banne
lista

Onde almoçar e jantar na Serra Gaúcha

Se você está procurando dicas de onde almoçar e jantar na Serra Gaúcha, aqui tem uma seleção de lugares incríveis que nós visitamos e que indicamos de olhos fechados!

Nessa lista você vai encontrar opções em várias cidades da região e uma curadoria sobre o que a gente viveu em cada região. Não importa qual seja o mood e qual a gastronomia que você mais ama, a Serra Gaúcha sempre tem um lugar para te surpreender!

Bento Gonçalves

Imagem

Restaurante Maria Valduga

O restaurante fica dentro do complexo da Vinícola Valduga. Massas artesanais, hortaliças e temperos plantados na horta orgânica local, além do galeto e da costelinha suína, fazem parte do menu que resgata a cozinha regional, com a autenticidade e a elegância que são marcas da Casa Valduga. O cardápio é extenso e as sobremesas - panna cotta e sagu de vinho - são imperdíveis para encerrar a refeição. 

Imagem

Casa Postal Vinícola e Bistrô

Além de vinícola, a Casa Postal tem um bistrô simpático demais. O almoço harmonizado tem couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Em cada etapa, um vinho é sugerido para acompanhar o prato. No couvert quem dá as boas-vindas são as simpáticas colombinas, os pãezinhos em formato de pombas que vêm acompanhado de maionese caseira. São 3 opções de carne: entrecot, salmão e carré de cordeiro (ou sem carne alguma) e 6 opções de acompanhamento.

Imagem

Osteria del Valle

A Osteria Del Valle é um restaurante comandando por uma família e fica localizado junto a vinícola Peculiare, no Vale dos Vinhedos. Os irmãos Álvaro, chef da casa, e Marlice, subchef, trazem das suas origens a motivação para criar pratos incríveis que vão surpreender o seu paladar e arrebatar o seu coração.

Por lá você encontra sequencias de pratos da gastronomia italiana no almoço e jantar além de jantares harmonizados. Todas as massas e os recheios são artesanais, feita pelo chefe, a cozinha é de vidro, onde o cliente pode observar os pratos sendo preparados.

Imagem

Wine Garden

O Wine Garden fica junto da Vinícola Miolo e é um dos lugares mais divertidos do Vale dos Vinhedos e o lugar certo se você procura um almoço ao ar livre. O cardápio do almoço muda a cada mês, mas sempre tem um antepasto, sopa e saladinha de entrada, prato principal com opção vegetariana e sobremesa, além de café, licorzinho e petit four. É bem legal e bem disputado, por isso funciona somente com compra antecipada de ingressos e você pode conferir as datas dos próximos almoços clicando no link abaixo.

Imagem

Restaurante Videiras 1535

O restaurante fica junto à Vinícola Dom Cândido, no Vale dos Vinhedos. Além das mesas do salão, algumas mesas ficam reservadas dentro de pequenas caves que levam o nome de uvas. O cardápio é tradicional e muito bom, com entradinhas clássicas como pien e sopa de capeletti e diversas opções de carnes, massas e risotos. 

Imagem

Mamma Gema Trattoria

O Mamma Gema fica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e é um ícone da região. O restaurante é bem bonitão, com uma baita área externa. As mesas são grandes e o cardápio também, então todo mundo acha algo que gosta - e sim, tem várias opções vegetarianas. 

Os pratos são clássicos da gastronomia italiana, mas na versão deles. Na carta de vinhos há uma diversidade de tintos, brancos e espumantes da região. O galeto é inigualável, e servem uma boa sequência de massas, risotos, carnes e saladas, mas se você preferir, também tem à la carte.

Dica: - não deixe de provar o Tortelone de Pato com Manteiga e Sálvia e o sorvete artesanal com calda de vinho.

Imagem

Giordani Gastronomia Cultural

Lugar certo para quem busca aquele almoço típico da imigração italiana na serra. Vem na mesa a polentinha frita, a brustolada, salame e queijo. Depois uma sequência de massas e grelhados, a obrigatória saladinha de radicci com bacon, sobremesas, chá e café.

Imagem

Pizzaentrevinhos

A Pizzaentrevinhos é charmosa desde a entrada. As pizzas são encantadoras e os vinhos ficam à disposição nas prateleiras do salão - uma seleção do melhor da serra. Você escolhe o rótulos nas prateleiras e usa os abridores disponíveis para abrir e servir.

Dica: a pizza Do Pessali é uma baita pedida, com mussarela, manjericão, tomate uva, presunto tipo Parma e orégano.

Imagem

Bodega Pizza entre Vinhos

O Bodega é um wine bar moderno e autêntico, os carros chefe da casa são as pizzas a xadrez e a carta de vinhos que você escolhe direto da adega, além de uma carta de drinks autorais.

O ambiente é descomplicado, com luzes neon e um pé direito bem alto no bar. Fica bem no centro de Bento Gonçalves e é ótimo para aquele jantar com cara de happy hour.

Dica: não dá pra sair de lá sem provar a pizza de costela com burrata, o carro chefe da casa. E da adega vale provar o Terragnolo Marselan, vinhaço que só os locais vão te recomendar.

Imagem

Casa Di Pasto

Localizado no Caminhos de Pedra, o local apresenta ao visitante uma experiência completa ao universo do vinho. Uma cave subterrânea está entre os ambientes que possibilitam essa imersão à história e aos produtos da Salton, uma das vinícolas mais icônicas do Brasil.

A Casa di Pasto tem opções de almoço, comidinhas para o happy hour, drinks, degustações de vinhos e programações especiais, como o brunch. Na área externa, há um amplo jardim com estrutura de atendimento, além de espaço kids e área para pets.

Imagem

Vallontano Risoteria e Café

Uma parada estratégica no Vale dos Vinhedos, que fica escondidinha atrás de parreirais que separam a Vinícola Vallontano da estrada. No Vallontano Descobertas você escolhe o risoto e uma taça de vinho ou espumante. As mesas no deck são super legais para os dias de tempo aberto, para comer com a vista dos parreirais.

Dica: além de fofo, o lugar é pet-friendly.

Imagem

Casa Vanni

No jardim, o único barulho vem do córrego que passa atrás do restaurante. A cozinha do Casa Vanni entrega uma bonita e elegante comida da imigração italiana. Risotos incríveis, massas recheadas e o famosa versão do restaurante do Bife Wellington, envolto em massa folheada, são algumas opções do cardápio. E não pule a sobremesa, a panna cota com calda de frutas é uma delícia!

Dica: chegue cedo e aproveite para degustar os vinhos da Garbo Enologia, que fica no casarão em frente, antes de curtir o almoço no jardim da Casa Vanni

Imagem

Pipas Terroir

O almoço do Pipas Terroir é uma das experiências na Serra Gaúcha que a gente adora e sempre volta. A entrada do restaurante também é uma pipa, que foi usada para a produção de vinhos e hoje, restaurada, abriga o restaurante. 

O Wine Bar serve petiscos, saladas, massas, risotos, carnes, drinks, vinhos e espumantes. Como prato principal vale experimentar Stinco de Cordeiro, e além dele, a grande estrela desse almoço: o Ravioli de Espinafre com Ricota ao Molho de Queijos e Nozes. 

Pietra_caminhos_de_pedra_10_e464ef3547.jpeg

Pietra Trattoria

O Pietra Trattoria fica localizado no Caminhos de Pedra em um casarão antigo super charmoso. Combina elementos clássicos de casa de vó com a modernidade. No cardápio predominam pratos típicos da colonização italiana e o apreço a produtos locais sempre muito frescos. Destaque para o tortéi, daqueles mais docinhos, e para o filé wellington. Também tem uma bela adega com vinhos e espumantes da Serra Gaúcha, em especial de Pinto Bandeira. 

Imagem

Tubuna Cultura Gastronômica

Um baita lugar em Bento Gonçalves onde o chef Rodrigo Bellora se instalou pra trazer para a cidade a ideia da Cozinha de Natureza que ele coloca em prática nos restaurantes.

O Tubuna é uma mistura de várias coisas: padaria, café, bar, mercado, galeria de arte, tem sanduíches, doces, pães, pizzas, chope artesanal, kombucha, vinho, tem mesas dentro, mesas fora, um brunch imperdível e pizza idem. É uma mistura que dá certo e uma opção para quem quer um almoço mair prático, mas igualmente delicioso!

Imagem

Guri Restaurante

O restaurante Guri fica no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A inspiração do chef Enio Valli vem dos pampas e resgata receitas, ingredientes e técnicas tradicionais dessa região. Apesar do fogo e da brasa presentes no preparo de todos os pratos, o Guri não é uma churrascaria nem uma parrilla. São receitas gaúchas preparadas na grelha e na churrasqueira. O menu degustação confiança, entre 8 e 10 passos, é uma homenagem do chef à gastronomia dos pampas gaúchos. Vale ressaltar aqui o sabor dos vegetais preparados e do milanesa feito na brasa, sem ser frito. É bom demais!

Imagem

Enoteca 75

Neste espaço autêntico que é o Enoteca 75, você encontrará mais de 250 rótulos de vinhos nacionais e importados. A casa possui um Wine Bar com 8 torneiras de vinhos para você degustar a quantidade que quiser e podendo experimentar uma taça de cada rótulo. E você não será só bem servido pelos vinhos, mas também pela gastronomia do espaço. Todos os pratos possuem nomes de regiões do mundo e são elaborados com ingredientes locais e frescos, com opções de peixes,carnes, massas e risotos. 

Imagem

Cantina Cabernet

Um ambiente intimista e acolhedor, é assim que é a Cantina Cabernet. Localizada no subsolo do hotel Dall'Onder, ela resgata a tradicional gastronomia italiana, a cantina pode ser considerado um dos melhores restaurantes de Bento Gonçalves, com um salão amplo, o espaço oferece aconchego e possui aquela sensação gostosa da casa da Nonna ao mesmo tempo em que te leva às terras italianas, através de seus petiscos com muito queijo e diversas opções de massas diferentes.

Garibaldi

Imagem

Trattoria Primo Camilo

Quem comanda a casa é o chef Altemir Pessali e no cardápio do restaurante que leva o nome do seu avô os destaques são as massas e os risotos, mas quem procura por saladas, pizzas e carnes também sai satisfeito. Conheça a adega do restaurante para escolher o vinho ou os vinhos da noite e seja feliz com os pratos fartos e bem preparados!

Dica: experimente o nhoque de ragú de cordeiro e de entrada o pão colonial recheado de molho quatro queijos

Imagem

Valle Rústico

O Valle Rústico é um restaurante absolutamente único. Quem conta a história por lá e o chef Rodrigo Bellora, que constrói um cardápio com o que é plantado, criado e inventado na região, a chamada Cozinha de Natureza, conceito criado pelo chef. No jantar tem a opção de menu degustação com 6 etapas entre entradas, pratos principais e sobremesas, que apresentam os ingredientes da serra de um jeito moderno e surpreendente. É um slow food bom, limpo e justo, uma valorização dos ingredientes locais e sazonais preparados com maestria e muita técnica. 

Imagem

Tabacaria Benvenuto

É um dos melhores restaurantes na região central de Garibaldi. Por trás de uma portinha azul você encontra um ambiente agradável, descomplicado e intimista. 

Tem opção de almoço, jantar, vinhos, drinks e petiscos. Nossa dica para o almoço é o risoto de gorgonzola com entrecot, trouxinha de mussarela de búfala com tomates, azeite e manjericão e risoto de açafrão com amêndoas e escalope de filpe ao molho dijon. E de sobremesa um delicioso churros com doce de leite.

Imagem

Restaurante Grimpa Pizza

Grimpa é conhecida por suas deliciosas pizzas, que combinam a tradição italiana com toques contemporâneos. Com uma variedade de sabores clássicos e especiais, cada pedaço é uma verdadeira explosão de sabores. Ao conhecer a Grimpa, você será transportado para um ambiente acolhedor, onde a rusticidade e os elementos antigos se misturam com toques modernos. A pizzaria oferece tanto uma área interna aconchegante quanto um espaço externo, perfeito para compartilhar pizzas, drinks e momentos especiais com amigos e familiares.

Imagem

Osteria della Colombiana 

A Osteria della Colombina segue o conceito de Slow Food. As colombinas, que dão nome ao lugar, são pãezinhos em formato de pomba. Toda essa combinação de fatores faz da Osteria della Colombina um dos lugares mais simpáticos e queridos da Serra Gaúcha. A chef Odete Bettú Lazzari, serve uma excelente comida italiana trazida pelos imigrantes para a Serra Gaúcha: polenta brustolada, sopa de agnolini, saladinha de folhas, nhoque com salame, massas e carnes. 

Imagem

Apino Vinho e Cozinha

Apino é um restaurante, bar, adega de vinhos e experiências enogastronômicas. Proporciona aos visitantes uma interação única com um cardápio completo com massas frescas e feitas na cozinha que possui o tradicional estilo italiano moderno. O conceito Cozinha de Natureza também está presente no espaço. Todos os produtos são de produtores locais e muitos itens são produzidos ali na cozinha mesmo. E os insumos são, sempre que possível, orgânicos e sazonais. O cardápio é assinado pelo Chef Rodrigo Bellora!

Pinto Bandeira

Imagem

Nature Vinho & Gastronomia

Sob o comando do chef Rafael Jacobi, é da cozinha do Nature que saem os almoços e jantares harmonizados, os brunches e os piqueniques que acontecem na Vinícola Don Giovanni. E uma das opções é o  Jantar Harmonizado Clássico. É a recriação do chef Rafael Jacobi, do Nature Vinho e Gastronomia, para o cardápio do jantar servido aos sábados, elaborado pela querida Dona Bita, matriarca da vinícola. A sequência desse jantar tem 4 pratos acompanhados por um vinho ou espumante.

colheita (3).jpg

Colheita Butique Sazonal

O Colheita Butique Sazonal é um restaurante que traz uma proposta inovadora em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. O Chef Giordano Tarso cuida pessoalmente de todas as etapas do preparo até o prato chegar na mesa, isso inclui claro, o cultivo dos insumos servidos no Colheita, plantados em uma horta orgânica no próprio restaurante.

O Colheita zela pela preservação dos ingredientes em sua origem e é por isso que o cardápio do restaurante é sazonal, com duração de mais ou menos 30 dias. Você encontra desde os pratos mais campestres, com origem no interior, até os clássicos, as releituras contemporâneas, reconhecidas e preparadas nas principais cozinhas do mundo.

Imagem

Champenoise Bistrô

O Champenoise Bistrô é um restaurante em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. O lugar é bem charmoso e tranquilo, totalmente de acordo com o clima da cidade. A maioria dos ingredientes são de produção própria e de alguns produtores da região, com o conceito de slow food, agricultura orgânica e biodinâmica certificada, inclusive. 

O menu é sazonal, ou seja, entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa são criados com o que está em sua melhor época e por isso mudam de tempos em tempos. O restaurante também conta com vinhos naturais da vinícola, onde os próprios chefs são os donos. Nós provamos e podemos dizer que vale muito a pena experimentar um rótulo produzido pelo Champenoise.

Farroupilha

Imagem

Guaraipo Bar e Cozinha

Quem comanda o Guaraipo é o chef Rodrigo Bellora. Ele é uma referência em slow food no Brasil e na cozinha dele a comida é consciente, prezando a valorização dos produtos e dos produtores da região. O restaurante é bem bonitão, tem uma clima bom e se o tempo estiver aberto dá pra ficar nas mesas da rua. Se não der tempo de ir no almoço, tente o jantar. Estando em Farroupilha, esse é um lugar imperdível.

Imagem

Montaneus Bar e Cozinha

O Montaneus segue o conceito slow food e possui também um cardápio sazonal. Dessa maneira, conseguem aproveitar 100% os insumos da época e ainda garantem o mínimo de perdas. Conforme a oferta local e da própria horta, vão construindo e adaptando o cardápio. Você tem a oportunidade de degustar um menu harmonizado em quatro passos, com uma salada deliciosa e vinhos naturais produzidos por eles próprios. 

Flores da Cunha

Imagem

Clô Restaurante e Wine Bar

O Clô é o restaurante dentro da Vinícola Luiz Argenta e apresenta receitas da gastronomia italiana da imigração em releituras elegantes e cheias de personalidade. Tem um cardápio específico para cada estação do ano. A sequência completa conta com couvert, entrada, dois pratos principais e a sobremesa, tendo também a opção de almoço kids.

O Clô fica em um mirante com vista para boa parte do vinhedo, deixando a experiência ainda mais bonita e fascinante. Com uma agenda bem disputada, é parada obrigatória para fechar com chave de ouro a visitação na vinícola.

Monte Belo do Sul

Imagem

Francesco Trattoria

Com uma cara bonita e moderna, e traz pra sequência de pratos do almoço algumas receitas bem típicas da Itália, diferente daquelas trazidas e adaptadas na época da imigração. O almoço é uma sequência, com novidades no cardápio de tempos em tempos. Salada, antepasto, lasanhas e outros tipos de massa, risotos e carnes. E sobremesa. A carta de bebidas foca em vinhos e espumantes produzidos em Monte Belo. Fora a sequência, tem opções à la carte no almoço e no jantar. Dá pra fazer um happy legal, parar pra um café ou pra uma taça de vinho com alguns petiscos do cardápio.

Imagem

Casa Olga

Imagine um domingo na casa da vó, que mora no interior e adora fazer massas caseiras. Ao entrar na Casa Olga você já tem esse quentinho no coração. Nas opções do menu, que chega em um pote de conserva, sempre tem massa fresca e você pode escolher o valor fechado, que é tipo um menu degustação. É mesa farta, com comida caseira, muita massa e amor.

Gostou da nossa seleção?

Você confere muito mais experiências navegando pelo nosso site, guias e listas. Boa viagem!