Banne
lista

O que fazer na Serra Gaúcha

Este guia é para ajudar você a viver o melhor da Serra Gaúcha, um dos destinos mais procurados pelos amantes do vinho. A região concentra a maior parte das vinícolas do sul do Brasil, além de ter paisagens naturais e muitas opções incríveis de gastronomia e hospedagem. 

A Serra Gaúcha fica a cerca de 100 km da capital gaúcha, Porto Alegre. Você pode ir de ônibus, de carro ou de avião, sendo os aeroportos mais próximos os de Porto Alegre e de Caxias do Sul. 

Neste guia você vai viajar por duas regiões: Hortênsias, que tem cidades como Gramado e Canela, e a região da Uva e Vinho, onde estão concentradas as vinícolas em municípios como Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Farroupilha, Garibaldi e Flores da Cunha, e a distância média entre as duas é de cerca de 120km. 

REGIÃO UVA E VINHO: BENTO GONÇALVES E ARREDORES

A Região da Uva e Vinho é composta por paisagens deslumbrantes. Para muitos turistas acostumados a ver as belezas naturais do Brasil pela ótica tropical, de praias e palmeiras, essa região é de uma beleza inesperada. Mas os cenários de vales, morros e colinas encantam até mesmo quem mora na região. 

Além da natureza, a colonização europeia se manifesta em diversos aspectos turísticos. A arquitetura, a história dos imigrantes e a gastronomia típica foram responsáveis por fazer da Região da Uva e Vinho um destino repleto de experiências únicas no país. Pela vocação vitivinícola da região, ela atrai apreciadores de vinhos e espumantes durante o ano todo. O turismo no mundo do vinho, as experiências gastronômicas de mesa farta e animada, a cultura do povo e as atrações de lazer e religião recebem com braços abertos os diversos tipos de turistas que passam por aqui. 

Conheça as principais cidades e rotas da Uva e Vinho e clique em cada uma para saber mais e descobrir opções de experiências, vinícolas, gastronomia e hospedagens:

Vale dos Vinhedos
Caminhos de Pedra
Pinto Bandeira
Bento Gonçalves
Tuiuty e Faria Lemos
Garibaldi e Carlos Barbosa
Monte Belo do Sul
Farroupilha
Flores da Cunha e Altos Montes

REGIÃO DAS HORTÊNSIAS: GRAMADO E CANELA

Um dos destinos mais visitados do Brasil! Gramado e Canela estão localizados na Região das Hortênsias, que é formada por cinco municípios: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula (que também integra a região dos Campos de Cima da Serra) e Picada Café. 

O turismo de eventos – como o Natal Luz e Páscoa em Gramado e Canela - a gastronomia, parques temáticos e naturais, o passeio a bordo da Maria Fumaça e a Epopeia Italiana contribuem para a região ser uma referência em hospitalidade. Tem atrações para casais, famílias, crianças, baladeiros e quem busca clima relax. Basta escolher o roteiro para seu estilo, e a região tem opções para você!

Se você quer mais diversão para a família, atrações culturais, restaurantes e bares, Gramado e Canela é a resposta. Já se a ideia é relaxar, a cidade de São Francisco de Paula, por sua vez, desvia do turismo urbano. Fica no caminho entre Canela e os cânions de Cambará do Sul e é tomada de belas reservas naturais. 

Por estar em uma região de transição entre serra e campos de altitude, a paisagem tem campos de araucárias, lagos naturais e cachoeiras, com vários passeios por trilhas que podem ser feitos a pé ou até mesmo a cavalo.

Conheça experiências, vinícolas, restaurantes e hospedagens:

Gramado e Canela

Imagem

QUANDO VISITAR A SERRA GAÚCHA

VERÃO - DEZEMBRO, JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO 

Do início de janeiro ao final de março - podendo variar um pouco a cada ano, mas sempre durante o verão - a Região da Uva e Vinho vive o período da Vindima. A Vindima é a época da colheita das uvas, o fruto do trabalho de um ano inteiro e uma importante etapa na produção de vinhos e espumantes. É, sem dúvida, uma das épocas mais animadas do ano para os moradores e também para os turistas, além de uma das mais lindas também, com parreirais cheios de uvas maduras. 

A região fica repleta de atrações especiais em vinícolas, restaurantes e hotéis, como as experiências de colheita e a tão procurada pisa das uvas, entre várias outras. Vale deixar claro: faz calor, e muito, no verão gaúcho. 

E nas duas regiões, tanto Uva e Vinho quanto Hortênsias, o verão é a época perfeita para procurar as experiências ao ar livre, como os passeios pelos parreirais, as atrações dos wine gardens e os tão queridos piqueniques, além de curtir os shows, decoração especial e muitas atrações em Gramado e Canela na época do Natal Luz. 

As cidades se transformam com decorações por absolutamente todos os lugares e atrações criadas especialmente para essa época do ano, em sua grande maioria a céu aberto. Essas festividades costumam se estender até a meados de janeiro. São diversas atrações dentro das festividades do Natal Luz, em Gramado, e do Sonho de Natal, em Canela.

INVERNO - JUNHO, JULHO, AGOSTO E SETEMBRO

O frio, tão procurado aqui na região, tem também a sua vez. As temperaturas por volta dos zero graus, ou até negativas, são comuns nessa época do ano. No inverno as possibilidades de neve e geada encantam os turistas, que parecem ser pegos de surpresa por um Brasil tão diferente daquele cheio de praia e calor. Assim, o apetite pelas degustações de vinhos tintos aumenta ainda mais no inverno. 

Unindo a isso as lareiras acesas dos hotéis e pousadas e os restaurantes com a gastronomia italiana e sua característica de comfort food, visitar a Serra Gaúcha no inverno é conhecê-la em um dos momentos mais charmosos do ano. Vale lembrar que o inverno é a alta temporada do turismo por aqui. Assim, também é comum encontrar atrações criadas especialmente para esse período e algumas já celebradas como o Festival de Cinema de Gramado.

OUTONO E PRIMAVERA - ABRIL E MAIO/OUTUBRO E NOVEMBRO

São as estações de temperatura mais amena. Os atrativos naturais ganham o maior destaque - o pôr do sol durante o outono e as experiências ao ar livre durante a primavera, por exemplo, são imperdíveis. 

Além disso, é durante a primavera e outono que você faz o turismo de baixa temporada, ou seja, lugares mais tranquilos e com menos gente.  

Imagem

COMO CHEGAR

DE AVIÃO 

O trajeto mais comum de avião é o desembarque no Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre ou no aeroporto de Caxias do Sul. A partir daqui você pode alugar um carro, aproveitando para visitar as cidades ao redor do seu destino - há serviços de translado e também a opções de ir de ônibus. 

DE CARRO

Partindo de Porto Alegre a Bento Gonçalves, uma das principais cidades da região de Uva e Vinho, o trajeto tem cerca de 130km, uma viagem com aproximadamente 2 horas de duração. Até Gramado a distância é quase a mesma, cerca de 120km. 

DE ÔNIBUS

Do terminal rodoviário de Porto Alegre, saem ônibus diariamente para Gramado, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, as principais cidades da região. Estando em uma delas, você pode optar em alugar um carro, ver transportes particulares (se precisar de dicas, clique aqui) ou aplicativos de transporte.