Banne
webserie

Montevidéu e região

Buenasso! Essa palavra faz parte do vocabulário informal do uruguaio, e diz muito sobre o que vamos mostrar neste roteiro de viagem pela região de Montevidéu, capital do Uruguai. 

É o momento de você conhecer duas vinícolas perto da capital e um lugar pra beber vinho em taça na cidade e curtir um happy hour! 

É um roteiro que você pode fazer em um dia ou dois, se preferir ter a experiência de dormir em uma vinícola (a gente indica muito).
 
Se você quiser aproveitar esse roteiro em vídeo:

 

 

Bodega Bracco Bosca

A Bracco Bosca fica em uma área próxima a capital uruguaia e a cerca de 8km da praia. É uma vinícola boutique super charmosa fundada em 2005 mas com vinhedos que já estão na família há gerações!

Inclusive existe a história da árvore Ombú, onde antigamente a família escondia ouro sob ela, e hoje a árvore dá nome a uma linha de vinhos e faz parte da história da vinícola que é comandada pela Fabiana Bracco, uma das herdeiras da família e movida à paixão! É ela que muitas vezes está na vinícola atendendo os visitantes ao lado da Jaqueline, a única mulher do Uruguai a ter o certificado de Master of Wine. 

A ideia na Bracco Bosca é você se sentir em casa, relaxar e curtir algumas horas por lá com vinho, comida e clima tranquilo. Tem várias áreas externas e a parte do restaurante para você aproveitar.

E o que dá para fazer por lá? Você pode fazer a tour com degustação clássica de três vinhos ou a premium com seis, acompanhado de pães, charcutaria e azeites ou participar de um almoço harmonizado com diferentes rótulos. 

E se bater a preguiça depois, saiba que na Bracco Bosca você pode se hospedar em uma das cabanas dentro da vinícola, com vista para os vinhedos e direito a orfurô, piscina e café da manhã fresquinho chegando na sua porta logo cedo. 

Bodega Bouza

Ainda mais perto de Montevideo, nossa próxima dica deste roteiro é na imponente vinícola Bouza. 

Com uma coleção de carros antigos, um vagão de trem no jardim digno de Pinterest, muita área verde, restaurante e degustações que fogem do comum, essa vinícola também merece estar no seu roteiro.

A Bouza apesar de grande no espaço, é uma vinícola boutique que elabora rótulos em pequena escala, com colheita manual e vinhedos próprios. Um dos ícones é o vinho branco elaborado com a albarino, uva que a Bouza foi pioneira em plantar no Uruguai.

E você descobre essas informações em uma visita guiada que passa por todas as etapas de elaboração de um vinho, do vinhedo a cave, que aliás é lindíssima com um piso de vidro! A Bouza oferece vários tipos de experiências para quem decide visitar a vinícola.

Difícil escolher um só passeio. Nossa dica é você ir com fome para almoçar no restaurante da vinícola, com cardápio com ingredientes direto da hora e pratos com influência uruguaia e espanhola. E aviso, deixe espaço para a sobremesa! 

Além do almoço e da visita guiada, uma experiência muito legal de fazer lá é a Bouza Vinos Garage, uma degustação harmonizada que você faz dentro de um museu de carros antigos. Mesas e carros se misturam em um enorme salão e você pode degustar ali mesmo quatro vinhos, um branco e três tintos, acompanhados de tapas. É imperdível!
 

Baltazar wine bar 

Sempre dá tempo de um happy hour com vinho na cidade, né? 

Nossa dica é para agradar a gregos e troianos. O Ferrando é um mercado gastronômico em Montevidéu com uma arquitetura linda e original e diversas opções para comer, beber e se divertir! 

São dois pisos, espaço super amplo, comidas para todos os gostos e logo na entrada, à direita, você vai encontrar o Baltazar, um wine bar com uma seleção especial de cerca de 140 rótulos de vinícolas do Uruguai. 

Você pode viajar pelo país no balcão desse bar com a sua taça na mão!